27º em São Paulo

Como a música auxilia na evolução da criança

A audição é um dos primeiros sentidos que o bebê desenvolve. É através dos sons (ainda na barriga)  que  o  bebê  tem  contato  com  o  mundo  a  sua  volta,  no  primeiro  mês  após  o nascimento o bebê já é capaz de reconhecer melodias que ouvia durante a gestação e a partir  do  terceiro  mês,  já  deve  reagir  a  sons  e procurá-los, antes  mesmo  de  conhecer  as  palavras .

Durante  o  primeiro  ano  de  vida,  você  poderá  despertar  o sentido da audição e a música  no  dia  a  dia  do  bebê através   de   chocalhos,   cantando   canções   ou   tocando   instrumentos,   brincando   com diferentes vozes, inclusive chamando o bebê pelo nome.

Nas horas de brincadeira e de descanso, deixe um instrumental ao fundo (alterne sempre o instrumento)  e o mesmo vale para diferentes estilos musicais.   A boa e velha canção de ninar também é uma boa ideia para acalmar o bebê e fazê-lo se sentir seguro.

O contato antecipado com a música são estímulos futuros para o desenvolvimento de:

À medida que a criança vai crescendo, o contato com a música proporcionará estímulos em partes do cérebro relacionadas à leitura, raciocínio matemático e às emoções.  Existem escolas dedicadas a musicalização de bebês e crianças, as aulas podem ser feitas com bebês de um ano até crianças de dez anos.

Gostou? Quer começar com atividades musicais agora?

 

Para encerrar, não poderia faltar a seleção de CD’s que nós adoramos ouvir e deixaremos de sugestão para você conhecer e curtir com o seu pequeno e família:

Veja mais:

Voltar
Carregando...